domingo, 31 de março de 2013

PÁSCOA É TEMPO DE RESSURREIÇÃO


  Desacreditados em um Messias que vinha para nos salvar, mas morreu pela causa na sexta-feira e tem seu corpo sepultado no sábado, nos afastamos de Jerusalém para seguirmos em caminhada ao povoado de Emaús, onde vamos nos refugiar para não sofrermos a ira do imperador romano e demais povo judeu que persegue aos que seguiam aquele "louco" homem magrelo, já fragilizado por muitos jejuns que fazia e com uma aparência sofrida por causa do desgaste da luta pacífica que travava contra um corrupto governo e hipócrita sociedade que diziam seguir os mandamento entregue a Moisés. Não temos mais forças para seguir em frente na causa, apenas nós e um caminhante perdido pelo deserto que se junta para cear conosco nesta triste madrugada de sábado para domingo, mas ao sentarmos a mesa de nossa humilde casa nos espantamos com aquele singelo gesto do caminhante ao erguer o pão em suas mão e partilhar conosco.
  Um simples gesto que revela que nossas esperanças não estão perdidas e que o messias era mesmo aquele homem que entregou sua carne e seu sangue para a remissão dos nossos pecados, e mesmo tendo um verdadeiro herói, ou até mesmo super-herói, tendo se tornado um mártir para nos salvar muitas vezes deixamos de lado sua atitude de entrega por nós não agradecendo, ou lembrando, respeitosamente por seu ato.
  Nesta data devemos lembrar que também temos que nos entregar pela causa, não realizando atos de autofragelos ou outros tipos de sacrifícios humanos, ou com os animais e plantas, em nome de Deus ou de uma causa, pois a entrega da carne e sangue já foi feita por um homem para que não façamos isto, mas sim com ações de luta contra um sistema que tenta nos derrubar e dominar a cada dia. Devemos nos unir a causa de Cristo, sendo cristão ou não, sendo crente em Deus (em outros deuses ou divindades) ou ateu, o importante é seguir uma páscoa de realizações todos os dias para beneficiar não apenas um determinado grupo de pessoas, mas sim toda a humanidade.
  Páscoa é uma festividade celebrada pelos judeus mesmo antes de Jesus nascer, comemorando a fuga e libertação do povo judeu da dominação dos egípcios. Significa passagem, ou seja, um rito de passagem de uma situação de escravidão para libertação, na qual Jesus vai celebrar entre seu povo ressuscitando entre todos e todas. Se Páscoa significa esta passagem de dominação para libertação, então nada mais justo que sigamos o exemplo deste jovem nazareno lutando contra um sistema corrupto e dominador para que sejamos o verdadeiro povo que segue em frente pelas dificuldades do deserto recebendo o maná do céu até encontrarmos nossa "terra onde mana o leite e mel..."(Êxodo 33,3).


UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA A TODOS E TODAS!!!

Jéferson Cristian Guterres de Carvalho
Jé-o gatinho da PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário